Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Eventos clínicos indesejáveis relacionados com a administração de aminas: Estudo transversal / Undesirable clinical events related to the administration of amines: A cross-sectional study / Eventos clínicos indeseables relacionados con la administración de aminas: Estudio transversal

Faria, Thayná Trindade; Camerini, Flavia Giron; Henrique, Danielle de Mendonça; Fassarella, Cintia Silva; Nepomuceno, Raquel de Mendonça; Campos, Juliana Faria; Franco, Andrezza Serpa.
Referência ; serVI(1): e21063, dez. 2022. tab
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1387102
Resumo Enquadramento Identificação de eventos clínicos indesejáveis relacionados com a administração de aminas é fundamental com vista à segurança dos doentes, particularmente em contexto de cuidados intensivos.

Objetivo:

O estudo tem como objetivo geral investigar as práticas relacionadas com a administração de aminas vasoativas e como objetivos específicos descrever a administração de aminas e analisar os eventos clínicos indesejáveis relacionados com a administração destes fármacos em doentes críticos.

Metodologia:

Estudo quantitativo observacional, transversal, amostra de 97 doentes. Investigaram-se as variáveis relacionadas com a administração das aminas e com os registos de eventos clínicos indesejáveis. Realizada análise estatística descritiva e inferencial.

Resultados:

A noradrenalina obteve uma frequência de uso de (70,1%), seguida da dobutamina (29,9%). Cerca de 47,4% das doses foram administradas no lúmen proximal do cateter venoso central, enquanto que 12,4% foram duplamente confirmadas na prescrição. Evidenciou-se que os eventos clínicos indesejáveis foram três vezes maiores em doentes monitorizados a cada 2 horas.

Conclusão:

Verifica-se uma falha na monitorização dos doentes com aminas prescritas, bem como na dupla confirmação destes fármacos.
Biblioteca responsável: BR21.1