Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fatores que influenciam o uso inadequado do preservativo na perspetiva de jovens universitários / Factors influencing condom misuse from the perspective of young university students / Factores que influyen en el uso inadecuado del preservativo desde la perspectiva de los jóvenes universitarios

Oliveira, Bárbara Ingênito de; Spindola, Thelma; Melo, Laércio Deleon de; Marques, Sergio Corrêa; Moraes, Paula Costa de; Costa, Cristiane Maria Amorim.
Referência ; serVI(1): e21043, dez. 2022. graf
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1387103
Resumo Enquadramento O comportamento de risco sexual de jovens relacionado com as infeções sexualmente transmissíveis envolve o início da vida sexual, variabilidade de parceiros, práticas casuais, (des)uso de preservativos e consumo de substâncias psicoativas.

Objetivo:

Identificar os fatores que influenciam o uso inadequado do preservativo na perspetiva de jovens universitários.

Metodologia:

Estudo descritivo, qualitativo, realizado numa universidade privada carioca brasileira com 30 jovens universitários, que integraram três grupos focais. Análise de dados utilizando a técnica de análise lexical e do IRaMuTeQ.

Resultados:

Emergiram cinco classes, entre elas o uso de álcool como determinante do comportamento de risco; uso inadequado de preservativos, associado ao risco de infeção; pouca informação sobre a prevenção dessas doenças; e uso de preservativos. Nas práticas sexuais, os participantes faziam uso descontinuado do preservativo e preocupavam-se mais com a ocorrência de uma gravidez não planeada.

Conclusão:

A assunção dos comportamentos sexuais de risco pelos universitários denota vulnerabilidades nos âmbitos individual-social evidenciando-se a necessidade de se desenvolver estratégias efetivas de educação para a saúde e de intervenções terapêuticas.
Biblioteca responsável: BR21.1