Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Medição da temperatura corporal em crianças: Estudo comparativo entre o método de medição axilar e timpânico / Child body thermometry: A comparative study of axillary and tympanic thermometry / Medición de la temperatura corporal en niños: Estudio comparativo entre el método de medición axilar y timpânico

Ferreira, Cátia Alexandra Granja; Pereira, Catarina de Oliveira; Santos, Dulce Helena Saraiva; Borges, João Daniel Carvalho; Batalha, Luís Manuel Cunha.
Referência ; serVI(1): e21008, dez. 2022. tab
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1387105
Resumo Enquadramento A temperatura corporal é um dos sinais vitais mais avaliados nos cuidados de saúde pediátricos para avaliação e orientação clínica.

Objetivos:

Avaliar a concordância entre a medição da temperatura por via axilar e timpânica em crianças dos 6 aos 36 meses.

Metodologia:

Estudo observacional e descritivo desenvolvido num hospital de nível II, em Portugal. O protocolo de medição da temperatura seguiu as orientações da Direção-Geral da Saúde.

Resultados:

Participaram no estudo 331 crianças. A diferença entre a temperatura timpânica e axilar variou entre os 0,00ºC e os 1,40ºC com uma média de 0,45ºC ± 0,30ºC e uma mediana de 0,50ºC, com uma concordância quase perfeita entre os dois métodos. Observou-se um efeito no valor da temperatura consoante o método utilizado em todas as variáveis estudadas.

Conclusão:

Existe uma concordância quase perfeita entre estes dois métodos de medição da temperatura, não influenciando a tomada de decisão clínica. Dado a maior facilidade de implementação e exequibilidade, as vantagens do método de avaliação via timpânica são superiores ao método tradicional via axilar, pelo que poderá ser implementado como rotina na avaliação da temperatura em crianças dos 6 aos 36 meses.
Biblioteca responsável: BR21.1