Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Determinantes da adesão dos enfermeiros aos equipamentos de proteção individual no serviço de urgência: Scoping review / Determinants of nurses' adherence to personal protective equipment in the emergency department: Scoping review / Determinantes de la adherencia de los enfermeros a los equipos de protección individual en el servicio de urgencias: Revisión exploratoria

Coelho, Adriana Raquel Neves; Soares, Abel Dinis Cruz; Torres, Ana Raquel Nunes.
Referência ; serVI(1): e21027, dez. 2022. tab, graf
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1387113
Resumo

Contexto:

O uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) garante a segurança dos profissionais de saúde e utentes. No entanto, os fatores que afetam a adesão aos mesmos encontram-se dispersos na literatura.

Objetivo:

Mapear os fatores que determinam a adesão ao uso de EPIs pelos enfermeiros do serviço de urgência. Método de revisão Scoping review com base nos princípios preconizados pelo Joanna Briggs Institute (JBI). Dois revisores independentes realizaram a análise de relevância dos artigos, a extração e síntese dos dados. Apresentação e interpretação dos

resultados:

Os artigos incluídos na revisão revelam que a responsabilidade, o conhecimento das consequências, as intervenções educacionais e o feedback em tempo real promovem a utilização de EPIs. Por sua vez, fatores como idade, patologias, falta de treino e avaliação, falta de conhecimento e insegurança inibem a adesão aos EPIs.

Conclusão:

A identificação destes fatores é crucial para o desenvolvimento de intervenções que visem o aumento da adesão aos EPIs. Mais estudos devem ser realizados para determinar que fatores influenciam o seu uso.
Biblioteca responsável: BR21.1