Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Dor crônica, ansiedade e sintomas depressivos em estudantes de Enfermagem em tempos de pandemia / Chronic pain, anxiety, and depressive symptoms in nursing students in pandemic times / Dolor crónico, ansiedad y síntomas depresivos en estudiantes de Enfermería en tiempos de pandemia

Miotto, Luiz Paulo; Souza, Daniela Maria Xavier de; Gonçalves, Angélica Martins de Souza; Zerbetto, Sonia Regina; Hortense, Priscilla.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 26(spe): e20210351, 2022. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1392334

Objetivos:

Identificar as manifestações de dor crônica (DC), ansiedade e sintomas depressivos em estudantes de Enfermagem de uma universidade pública federal em tempos de pandemia, analisando a associação entre essas variáveis, e descrever as características sociodemográficas e de hábitos de vida na população estudada.

Método:

Estudo quantitativo, transversal, observacional e analítico, realizado de julho a novembro de 2020, com amostra de 119 estudantes de Enfermagem matriculados no segundo semestre de 2020. Foram utilizados questionários para caracterização sociodemográfica e de hábitos de vida, o mapa corporal da Escala Multidimensional de Avaliação de Dor, o Inventário de Ansiedade Traço-Estado e o Patient Health Questionnaire-9.

Resultados:

A maioria dos estudantes de Enfermagem da amostra é do sexo feminino, com idade média de 23,4 anos, e 37,8% convivem com DC. Os estudantes com DC apresentaram maiores níveis de ansiedade e mais sintomas depressivos. Verificou-se associação entre DC, ansiedade e sintomas depressivos nessa amostra.

Conclusão:

Durante o período pandêmico investigado, foi encontrada associação entre DC, ansiedade e sintomas depressivos na população de estudantes de Enfermagem da universidade investigada, indicando que os acadêmicos com DC experimentam maiores níveis de ansiedade e mais sintomas depressivos do que aqueles sem DC
Biblioteca responsável: BR442.1