Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Caracterização das lesões em desportos de combate: Kickboxing e Muaythai / Characterisation of injuries in combat sports: Kickboxing and Muaythai

Araújo, Lúcia Garrido de.
Bragança; s.n; 20220000. tab., il..
Tese em Português | BDENF | ID: biblio-1392338
O Kickboxing e o Muaythai pela sua técnica individual, exigem a concretização de movimentos amplos para a manutenção do equilíbrio, agilidade e resistência muscular. A frequência e intensidade exigida pela prática destas modalidades, podem predispor o atleta a possíveis lesões musculosqueléticas, bem como a alterações posturais e ocorrência de traumas.

Objetivo:

Analisar as lesões ocorridas durante a prática de desportos de combate e os fatores que lhe estão associados.

Método:

Realizamos um estudo transversal analítico, numa população de 400 atletas que praticam kickboxing, muaythai ou ambos, obtendo-se uma amostra de 128 atletas de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 15 e os 45 anos e residentes em Portugal Continental e Ilhas, que se disponibilizaram a participar no estudo. Como instrumento de recolha de dados foi elaborado um questionário fechado para a caraterização sociodemográfica, hábitos de vida, contexto desportivo e histórico de lesão desportiva. O questionário foi inserido na plataforma informática Google Forms, onde se gerou um link de convite, facultado ao Presidente da Federação Portuguesa de Kickboxing e Muaythai, que após contactar os treinadores pertencentes aos clubes de kickboxing e muaythai, enviou via email o link do questionário para preenchimento aos seus atletas. Estes, após consentirem participar no estudo acederam ao questionário. O estudo obteve o parecer favorável nº 66/2021 da Comissão de Ética do Instituto Politécnico de Bragança, assim como da Federação Portuguesa de Kickboxing e Muaythai. Para todas as variáveis foi determinada a frequência absoluta e relativa, bem como a média e desvio padrão para as variáveis contínuas. Foram utilizados os testes ANOVA e Tukey para a comparação múltipla de variáveis, o valor de significância foi de 0,05.

Resultados:

A amostra do estudo é maioritariamente do sexo masculino (84; 65,6%), com maior prevalência do estado civil solteiro (79; 61,7%) e nacionalidade portuguesa (124; 96,8%), com uma média de idades de 28,23 anos no sexo feminino e 30,13 anos no sexo masculino. O peso foi significativamente mais elevado nos homens bem como a altura. O IMC médio foi de 24 kg/m2. A prevalência de lesões foi de 49,2%. Verificou-se associação estatisticamente significativa, entre o número de lesões com o sexo masculino, a altura do(a) atleta, com a prática das duas modalidades em simultâneo, nos atletas que realizam maior número de treinos por semana, com o escalão sénior em competição e na classe profissional e também nos atletas que praticam a modalidade há mais de dez anos (p<0,05). Verificou-se ainda uma associação nos atletas que ingerem entre três a quatro cafés diariamente.

Conclusões:

Observamos que aproximadamente metade da amostra sofreu lesão. O número de lesões relacionou-se com o sexo masculino, com o escalão sénior, com os atletas mais altos, os que praticam as duas modalidades e há mais tempo, em competição e na classe profissional, ainda nos atletas que ingerem entre três a quatro cafés diariamente. Assim, sugerimos uma monitorização clínica mais frequente dos atletas, essencialmente nos grupos identificados e acompanhamento dos mesmos durante o treino e competição. A inclusão do Enfermeiro Especialista em Médico-Cirúrgica na equipa multidisciplinar de assistência aos atletas, em contexto competitivo para o acompanhamento do atleta no local aquando da ocorrência de lesões e planeamento do seu encaminhamento. Sugerimos também a promoção de campanhas para uma melhoria dos hábitos de vida, relacionadas com a diminuição da ingestão de cafeína, bem como, a realização de outros estudos com amostras maiores, com a inclusão de outras variáveis e metodologias diferentes.
Biblioteca responsável: PT48.1
Localização: PT48.1