Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cáncer de pulmón, tendencias desde la perspectiva del cuidado / Lung cancer, trends from a care perspective / Cancro do pulmão, tendências de uma perspectiva de cuidados

Valencia Rico, Claudia Liliana; Alzate Beltrán, María Camila; Vargas Rosas, Cristian Eduardo; Álvarez Ramírez, Leidy Carolina; Montes Rivera, Adriana Katherin; Arbeláez Gallego, Juan Camilo; Botero Galindo, Mariana.
Rev. urug. enferm ; 17(2): 1-27, jul. 2022.
Artigo em Espanhol | LILACS, BDENF | ID: biblio-1393325

Objectivo:

identificar tendências na investigação do cancro do pulmão ao longo dos últimos cinco anos, numa perspectiva de cuidados de enfermagem.

Método:

revisão bibliométrica e exploratória realizada utilizando a teia de dados científicos. Os descritores, neoplasma pulmonar e cuidados de enfermagem foram utilizados com a aplicação de filtros, obtendo um total de 62 artigos publicados entre 2017-2021. A análise bibliométrica foi realizada utilizando a bibliometria com o número total de documentos obtidos; 30 artigos descrevendo as principais tendências temáticas identificadas na estrutura conceptual foram utilizados para a análise exploratória.

Resultados:

os indicadores bibliométricos mostram uma taxa média de publicação de 12 artigos por ano, com uma predominância de publicações com uma abordagem quantitativa (66,7 %) e um baixo nível de evidência (56,7 %). O maior número de artigos publicados por fonte e autor foi de 4. Os resultados exploratórios mostram cinco tópicos relevantes relacionados com diagnóstico do cancro do pulmão, sintomas, cuidados paliativos, qualidade de vida e prática avançada de enfermagem.

Conclusão:

conseguimos identificar publicações que enfatizam os tópicos acima mencionados, com um baixo nível de evidência e com poucas intervenções realizadas por enfermeiros. Os estudos centram-se no controlo dos sintomas e nos cuidados de fim de vida.
Biblioteca responsável: UY7.1