Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Caracterização de eventos adversos hospitalares: busca ativa versus notificação espontânea / Characterization of adverse hospital events: active search versus spontaneous reporting / Caracterización de los eventos adversos hospitalarios: búsqueda activa versus notificación espontánea

Nazário, Saimon da Silva; Cruz, Elaine Drehmer de Almeida; Batista, Josemar; Silva, Danieli Parreira da; Pedro, Régis Luz; Laynes, Rosane Lucia.
Cogit. Enferm. (Online) ; 27: e82040, Curitiba: UFPR, 2022. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1394314
RESUMO

Objetivo:

caracterizar comparativamente os eventos adversos notificados espontaneamente e por busca ativa.

Método:

estudo avaliativo transversal documental, para o rastreamento de casos relativos ao período de 01 de julho a 31 de dezembro de 2019, em pacientes críticos, empregando a metodologia do Canadian Adverse Events Study. O estudo foi realizado em uma Unidade de Terapia Intensiva de Curitiba-PR, Brasil. Para análise dos dados, utilizou-se o teste não-paramétrico de McNemar entre as prevalências de eventos adversos.

Resultados:

houve predomínio de lesão por pressão, sepse pulmonar e remoção não programada de sondas de alimentação. A comparação dos casos identificados, ativa e espontaneamente, indica explícita subnotificação; quanto à evitabilidade e gravidade, observa-se eventos adversos com maior gravidade e menor evitabilidade na notificação espontânea, inferindo trivialização no relato daqueles de baixa gravidade e alta evitabilidade.

Conclusão:

a caracterização de eventos adversos em pacientes críticos possibilita implementar estratégias para a promoção da cultura de segurança.
Biblioteca responsável: BR501.1