Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Expectativa e satisfação da mulher no trabalho de parto e pós-parto / Women's expectations and satisfaction in labour and postpartum

Djassi, Lídia Genaba João.
Bragança; s.n; 20220000. tab., il..
Tese em Português | BDENF | ID: biblio-1399782
A enfermagem de saúde materna e obstétrica exige ao Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica uma intervenção especializada com competências comuns nos vários domínios, bem como a aquisição das competências especificas na área de saúde materna e obstétrica. O Estágio de Natureza profissional proporcionou este desenvolvimento e ainda permitiu aprofundar conhecimentos sobre a Satisfação e Expetativa da mulher no trabalho de parto e pós- parto.

Objetivo:

Realizar uma apreciação crítica e reflexiva do Estágio de Natureza Profissional tendo por base os objetivos gerais do mesmo com vista à discussão pública. Contextualizar a aquisição e reflexão de práticas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica de acordo com a prestação de cuidados baseados em evidência e demonstração de competências no domínio da investigação em enfermagem, dando resposta ao problema de investigação colocado.

Metodologia:

A metodologia usada foi baseada na reflexão sobre o trabalho desenvolvido na prática clínica, bem como no estudo transversal e analítico realizado que teve como amostra as 48 puérperas, internadas em condição de puerpério precoce até ao final da primeira semana pós-parto, no serviço de Obstetrícia de uma Unidade de Saúde do Nordeste, entre junho e julho de 2021. Foi usado um instrumento de recolha de dados constituído por duas partes a primeira para caracterização social e demográfica da amostra e a segunda constituída pelo Questionário de Experiência e Satisfação com o Parto (Costa, R., Figueiredo, B., Pacheco, A., Marques, A & Pais, 2004). O Instrumento de recolha de dados foi aplicado pela investigadora no serviço de Obstetrícia, no período da manhã e tarde, foi realizado na própria enfermaria. Cada mulher assinou o consentimento informado. Foi obtido parecer favorável da Comissão de Ética da Unidade de Saúde. A análise estatística dos dados foi feita através do programa SPSS, versão 23.

Resultados:

Os resultados obtidos permitiram consolidar a aquisição de competências especificas do enfermeiro especialista em saúde materna e obstétrica no âmbito do cuidado à mulher em trabalho de parto e pós-parto, bem como a aquisição e reflexão critica das experiências mínimas obrigatórias. Relativamente à produção científica sobre a Expectativa e Satisfação da Mulher no Trabalho de Parto e Pós-Parto, foi possível identificar alguns aspetos relacionados com a Expetativa e Satisfação das mulheres nomeadamente nas Condições e Cuidados Prestados observaram-se os valores médios mais elevados nos itens "estou satisfeita com a qualidade dos cuidados prestados pelos profissionais de saúde no Parto" (3,65±0,526) e no Pós-Parto (3,56±0,558); "a qualidade dos cuidados prestados pelos profissionais de saúde no Trabalho de Parto (3,58±0,498) e no Parto (3,52±0,505) foi de acordo com as suas expetativas". Todos os itens apresentaram valor médio superior ao teoricamente esperado o que demonstra Satisfação por parte das mulheres. Observou-se, ainda, que os valores médios, mais elevada da Satisfação foi na Subescala Condições e Cuidados Prestados, (3,34±0,387), e mais baixa na Experiência Negativa, (2,95±0,801). Conjuntamente, observou-se que na Subescala Experiência Positiva, todos os valores médios obtidos são superiores ao teoricamente esperado, destacando-se os seguintes "estou satisfeita com a forma como decorreu o P", (3,38±0,531); e "estou satisfeita com o tempo que demorou o P", (3,35±0,565) e ainda "estou satisfeita com a forma como decorreu o PP" (3,23±0,660).

Conclusão:

O Estágio de Natureza Profissional e a reflexão sobre o mesmo, através da produção deste relatório, permitiram a aquisição e consolidação das competências especificas para a prática do enfermeiro especialista em saúde materna e obstétrica, a enumeração das experiências mínimas obrigatórias realizadas e a produção de material de investigação. Permitiu identificar alguns aspetos relacionados com a Expetativa e Satisfação das mulheres e perceber que é essencial ter em conta vários aspetos para a sua melhoria, como as instalações físicas da instituição de saúde; os cuidados prestados pelos profissionais de saúde; a verificação de expectativas e satisfação.
Biblioteca responsável: PT48.1
Localização: PT48.1