Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Re(Ha)bilitar no inicio do ciclo vital / Re(Ha)bilitate at the beginning of the life cycle

Silva, Liliana Sofia Pinto da.
Viana do Castelo; s.n; 20221019. il., tab..
Tese em Português | BDENF | ID: biblio-1399802
Enquadramento Este relatório assenta no percurso formativo de um estágio de natureza profissional que integra uma vertente investigativa, dedicado à idade pediátrica, focado em duas importantes causas de morbilidade, sensíveis aos contributos da enfermagem de reabilitação ­as doenças respiratórias e a prematuridade. Assim, é abordada a Reabilitação Respiratória na criança, sintetizando as suas particularidades anatómicas e fisiológicas, as diferentes técnicas de reabilitação funcional respiratória desenvolvidas durante o estágio e outros aspetos relevantes da prática clínica. Segue-se o enquadramento da enfermagem de reabilitação na Neonatologia, onde a sobrevivência de neonatos prematuros e em situações clínicas de grande complexidade realça a necessidade de garantir cuidados de saúde capazes de promover o melhor desenvolvimento possível para que cada criança atinja o seu máximo potencial. Sendo a aquisição de autonomia alimentar um dos principais desafios da prematuridade, neste trabalho aprofunda-se esta problemática e é apresentado o estudo desenvolvido nesta área particular.

Metodologia:

Através de uma abordagem crítica-reflexiva são explorados conceitos e questões que vão de encontro ao desenho do estágio. No âmbito da investigação, foi conduzido um estudo quase-experimental, com o objetivo de identificar os efeitos da implementação do PIOMI na alimentação oral, nos RNPT com idade gestacional entre as 33-35 semanas, internados numa neonatologia de nível terciário portuguesa. A amostra incluiu 10 crianças, divididas em dois grupos, sendo que um recebeu os cuidados standard da unidade e outro grupo recebeu o protocolo Premature Infant Oral Motor Intervention, durante 14 dias consecutivos, uma vez por dia.

Resultados:

A enfermagem de reabilitação na idade pediátrica, mantendo as suas raízes assentes nas teorias do autocuidado e das transições que suportam os cuidados de reabilitação, incorpora modelos de cuidados centrados na família e de cuidados atraumáticos, atentando às questões desenvolvimentais. A Reabilitação Funcional Respiratória contribui para ganhos em saúde na criança com doença respiratória, sendo essencial adequar as técnicas às particularidades anatómicas, fisiológicas e comportamentais. No contexto de uma unidade de neonatalogia, os modelos neuroprotetores e desenvolvimentais são fundamentais para enquadrar todos os cuidados, incluindo os cuidados da Enfermagem de Reabilitação, que potenciam o desenvolvimento, desde uma fase precoce, agindo sobre as funções respiratória, motora, sensorial, alimentação e educação parental. Os programas de reabilitação da função alimentar incluem técnicas de estimulação das competências orais - entre as quais a estimulação oromotora - enquadradas numa abordagem neuroprotetora e desenvolvimental, instrumentos de avaliação das competências orais e educação parental. No estudo desenvolvido, verificou-se que o protocolo de intervenção oromotora selecionado contribuiu significativamente para a maturação das competências orais, mas não para a redução do tempo de transição da gavagem para a ingestão oral autónoma, nem para o tempo de hospitalização. Contudo, o grupo PIOMI iniciou o treino de alimentação oral numa idade corrigida tendencialmente mais precoce.

Conclusões:

A aplicação do PIOMI por EEER contribuiu para a maturação das competências orais no RNPT e não impactou negativamente a evolução ponderal, mas não contribui para diminuir o número de dias necessários para a aquisição de autonomia alimentar, nem o tempo de hospitalização.
Biblioteca responsável: PT47.1