Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil Clínico e Epidemiológico de Pacientes Submetidos a Amputação de Membros Inferiores / Clinical and Epidemiological Profile of Patients Submitted to Lower Limb Amputation / Perfil Clínico y Epidemiológico de los Pacientes Sometidos a Amputación de Miembros Inferiores

Rodrigues, Alessandra dos Santos de Araújo; Silva, Andréa Pereira da; Cardoso, Adelzira Rodrigues; Araujo Filho, Augusto Cezar Antunes de; Arrais, Kamilla Rocha; Silva, Juan Victor da; Silva, Maiara Soares Gomes da; Magalhães, Rosilane de Lima Brito.
Estima (Online) ; 20(1): e1222, Jan-Dec. 2022.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1399870

Objetivo:

Caracterizar o perfil clínico e epidemiológico dos pacientes submetidos à amputação de membros inferiores em um hospital público do sul do Piauí.

Métodos:

Estudo retrospectivo, descritivo, com análise documental e abordagem quantitativa. A coleta de dados ocorreu nos meses de julho e agosto de 2021, sendo realizada por meio de um instrumento elaborado pelos pesquisadores. Os dados foram processados pelo o software estatístico Statistical Package for Social Sciences, versão 20.0.

Resultados:

A amostra foi composta por 70 pacientes com média de idade de 65,6 anos, a maioria do sexo masculino (61,4%), de cor parda (88,6%), casada (48,3%), aposentada (42,9%), advinda de outras cidades do Piauí (87,1%). A maioria dos pacientes (47,1%) apresentava uma comorbidade no momento da amputação, sendo o diabetes mellitus (34,3%) a mais prevalente, seguido de hipertensão arterial sistêmica (12,9%). O diabetes mellitus foi a principal causa de amputação (48,6%), sendo a nível transfemoral (42,9%) a mais predominante. Todos os procedimentos foram realizados em caráter de urgência, e grande parte das internações (94,3%) evoluiu para alta.

Conclusão:

Os achados demonstram que pessoas com diabetes mellitus, do sexo masculino e idosas foram as que mais se submeteram a amputação, sendo o nível transfemoral o mais realizado
Biblioteca responsável: BR1980