Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Inquérito de Conhecimento, Atitude e Prática sobre estilo de vida saudável em pessoas com HIV / Encuesta de Conocimientos, Actitudes y Prácticas sobre estilo de vida saludable en personas con VIH / Knowledge, Attitude and Practice survey on healthy lifestyle in people with HIV

Cunha, Gilmara Holanda da; Fontenele, Marina Soares Monteiro; Lopes, Marcos Venícios de Oliveira; Lima, Maria Amanda Correia; Galvão, Marli Teresinha Gimeniz; Gomes, Maria Elisa Curado.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 27: e20220082, 2023. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1404751
Resumo Objetivo desenvolver e avaliar um inquérito de Conhecimento, Atitude e Prática sobre estilo de vida saudável em pessoas com vírus da imunodeficiência humana. Método estudo de desenvolvimento, com elaboração do inquérito por meio de revisão integrativa e análise das diretrizes; análise de conteúdo e aparência por 22 juízes especialistas; e análise semântica por 22 pacientes em acompanhamento ambulatorial. Mensurada a proporção de avaliações positivas dos itens, considerando-se percentual igual ou maior a 85%. Resultados o inquérito teve três domínios e sete eixos doenças crônicas em pessoas com vírus da imunodeficiência humana; controle do peso corporal; alimentação saudável; prática de exercício físico; evitar fumo, álcool e drogas ilícitas; controle/redução do estresse; adesão aos antirretrovirais e outros medicamentos. Domínios conhecimento e atitude tiveram 10 perguntas, e o de prática, 11. Na avaliação pelos juízes especialistas, participaram enfermeiros, médicos e nutricionista, com concordância positiva dos itens acima de 85%. Os pacientes fizeram a análise semântica, com concordância positiva nos domínios de 100%. Conclusão e implicações para a prática o inquérito teve evidência de validade adequada, para ser utilizado por enfermeiros e outros profissionais de saúde, para subsidiar a assistência, estratégias educativas e pesquisas com pessoas vivendo com o vírus da imunodeficiência humana.
Biblioteca responsável: BR442.1