Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nursing workload associated with neonatal mortality risk: a cross-sectional study / Carga de trabajo de enfermería relacionada al riesgo de mortalidad neonatal: un estudio transversal / Carga de trabalho de enfermagem associada ao risco de mortalidade neonatal: um estudo transversal

Silveira, Raquel Rondina Pupo da; Serafim, Clarita Terra Rodrigues; Castro, Meire Cristina Novelli e; Rodrigues, Gabrielle Maria; Corrente, José Eduardo; Lima, Silvana Andrea Molina.
Rev. bras. enferm ; 75(4): e20200965, 2022. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1407423
RESUMO

Objetivos:

analisar a associação entre a carga de trabalho de enfermagem e o risco de mortalidade neonatal em recém-nascidos internados em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.

Métodos:

trata-se de um estudo observacional, do tipo transversal, realizado no período de janeiro de 2019 a janeiro de 2020.

Resultados:

a amostra constituiu-se de 399 recém-nascidos, sendo 55,4% do sexo masculino, Nursing Activities Score médio de 67,5%, Score for Neonatal Acute Physiology Perinatal Extension médio de 17,7 e mostrou se como preditor para risco de óbito, enquanto a idade gestacional, tempo de internação e Apgar do primeiro minuto estabeleceram uma relação protetora. A correlação entre carga de trabalho e o risco de mortalidade neonatal, foi baixa (r= 0,23, p=0.0009).

Conclusões:

a carga de trabalho da equipe de enfermagem, mensurada pelo "Nursing Activities Score", não está associada ao risco de mortalidade no âmbito da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.
Biblioteca responsável: BR21.1