Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Classificação de pacientes e dimensionamento de pessoal de enfermagem em unidade de internação pediátrica / Patient classification and nursing staff dimensioning in a pediatric inpatient unit / Clasificación de pacientes y dimensionamiento del personal de enfermería en una unidad de hospitalización pediátrica

Moraes, Rúbia Marcela Rodrigues; Lara, Ana Caroline de; Remedio, Eduardo Cardoso; Gaiva, Maria Aparecida Munhoz; Gentilini, Mozara Mota; Oliveira, João Lucas Campos de; Magalhaes, Ana Maria Muller e.
Cogitare Enferm. (Online) ; 28: e83871, 2023. tab, graf
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1421307
RESUMO

Objetivo:

descrever a implantação do Sistema de Classificação de Pacientes e o dimensionamento do pessoal de enfermagem em unidade de internação pediátrica.

Método:

estudo descritivo, transversal e retrospectivo, realizado em um hospital universitário do Centro-Oeste do Brasil. Depois da implantação do Sistema de Classificação de Pacientes pediátricos, compilaram-se dados das classificações do nível de complexidade assistencial (N=4.639) entre pacientes (n=608) internados de janeiro a dezembro de 2019. Empregou-se análise estatística descritiva, incluindo metodologia própria para dimensionamento de pessoal.

Resultados:

houve prevalência de pacientes de cuidados intermediários. Pelo dimensionamento do pessoal, constatou-se superávit (+10) de trabalhadores de nível médio, e o quantitativo de enfermeiros projetado (seis) era compatível com o disponível.

Conclusão:

a implantação/emprego estratégico do Sistema de Classificação de Pacientes foi indispensável para a previsão de pessoal de enfermagem pediátrica, considerando que o superávit de pessoal constatado deve ser apreciado com cautela.
Biblioteca responsável: BR21.1