Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Development and validation of a mobile application for heart failure patients self-care / Desarrollo y validación de una aplicación móvil para el autocuidado de personas con insuficiencia cardíaca / Desenvolvimento e validação de aplicativo móvel para o autocuidado de pessoas com insuficiência cardíaca

Sousa, Mailson Marques de; Lopes, Camila Takáo; Almeida, André Atanasio Maranhão; Almeida, Taciana da Costa Farias; Gouveia, Bernadete de Lourdes André; Oliveira, Simone Helena dos Santos.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 56: e20220315, 2022. tab, graf
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1422738
RESUMO

Objetivo:

Desenvolver e verificar as evidências de validade de conteúdo e face de um protótipo de aplicativo móvel para o autocuidado de pessoas com insuficiência cardíaca.

Método:

Estudo de desenvolvimento tecnológico baseado no Design Instrucional Contextualizado. Na etapa de validação, seis enfermeiros especialistas em cardiologia avaliaram o conteúdo por meio do Suitability Assessment of Materials e 13 pessoas com insuficiência cardíaca realizaram avaliação de face, pelo índice de validade de conteúdo. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva.

Resultados:

O protótipo do aplicativo, nomeado "Tum Tum", possui interface e telas de livre navegação que abordam o conceito da insuficiência cardíaca, causas, sinais e sintomas, diagnóstico e tratamento. Apresenta mosaico com orientações educativas, recursos para o reconhecimento precoce de sinais de descompensação clínica, registro para controle do peso corporal, lembretes para o uso de medicamentos, agenda de consultas e exames. A tecnologia mostrou-se adequada entre especialistas e público-alvo.

Conclusão:

Foi possível desenvolver e validar o conteúdo e face do protótipo do aplicativo "Tum Tum", que demonstra potencial para promover o autocuidado em pessoas com insuficiência cardíaca.
Biblioteca responsável: BR41.1
Localização: BR41.1