Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Religiosidade/espiritualidade entre a população brasileira diante da pandemia Covid-19 e a correlação com a qualidade de vida / Religiosity/spirituality among the brazilian population in the face of the Covid-19 pandemic and the correlation with quality of life / Religiosidad/espiritualidad en la población brasileña frente a la pandemia de Covid-19 y la correlación con la calidad de vida

Lopes Júnior, Waldecy; Paiva, Eliza Mara das Chagas; Cardoso, Ana Beatriz dos Anjos; Costa, Isabelle Cristinne Pinto; Ferreira, Eric Batista; Bressan, Vânia Regina; Rezende, Eliane Garcia.
Arq. ciências saúde UNIPAR ; 27(2): 948-966, Maio-Ago. 2023.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1425160
A pandemia causada pelo SARS-CoV-2 (COVID-19) trouxe inúmeros impactos na vida cotidiana, tanto nos aspectos econômicos, como nos emocionais, psicológicos e sociais. Em situações difíceis, as pessoas, muitas vezes, recorrem à espiritualidade ou à religiosidade. O objetivo deste estudo foi investigar a presença da religiosidade/espiritualidade entre a população brasileira diante da pandemia da COVID- 19, correlacionado com a qualidade de vida. É um estudo quantitativo, descritivo e transversal, realizado nos últimos meses de 2020. Os dados foram coletados por meio de respostas aos instrumentos WHOQOL-Bref e o WHOQOL-SRPB, de forma online, por meio do Google Forms®. Utilizou-se o método de amostragem não probabilístico do tipo snowball sampling, totalizando 948 respostas. Os dados foram tabulados por meio do software Microsoft Excel (2019) e analisados estatisticamente, considerando significativo p<0,05. Os dados apresentados mostram de forma enfática como os participantes que pertencem a alguma religião, apresentaram melhor relação nos domínios saúde psicológica, independência, meio ambiente e espiritualidade/religião/crenças pessoais em comparação àqueles que declaram não pertencer a uma religião. No entanto, não houve diferença estatisticamente significativa para os domínios saúde física e relações sociais. Conclui-se que o pertencimento a uma religião pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida e auxiliar o enfrentamento das situações desfavoráveis durante a pandemia COVID-19. Diante disso, destaca-se a importância do desenvolvimento de novos estudos sobre o tema, para compreender com mais veemência e detalhamento, a relação dessas variáveis em contextos de crise que possam alterar a rotina de vida das pessoas.
Biblioteca responsável: BR513.1