Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Panorama clínico, epidemiológico e espacial da ocorrência de Leishmaniose visceral no estado do Pará, Amazônia brasileira / Clinical, epidemiological and spatial overview of visceral Leishmaniasis in the state of Pará, brazilian amazonia / Panorama clínico, epidemiológico y espacial de la Leishmaniasis visceral en el estado de Pará, amazonia brasileña

Ribeiro, Edlainny Araujo; Mendonça, Juliana Lima; Alves, Natasha Vitória Amorim; Carvalhal, Monique Valéria de Lima; Alves, Joicy Araujo Gomes; Teixeira, Alanna Oliveira.
Arq. ciências saúde UNIPAR ; 27(2): 979-995, Maio-Ago. 2023.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1425164

Objetivo:

Essa pesquisa teve como objetivo determinar o perfil clínico, epidemiológico e espacial daLeishmaniose Visceral, bem como, sua associação com o desmatamento nos municípios pertencentesao 12º centro regional de saúde no Sudeste do Estado do Pará, Brasil de 2016 a 2020.

Método:

Trata-se de um estudo analítico ecológico, realizado com dados provenientes de 15 municípios do 12º Centro Regional de Saúde, obtidos por meio do banco de dados do Data-SUS-TABNET, através do SINAN.

Resultados:

Para o período do estudo foram notificados 415 casos de LV nos municípios analisados, o que correspondeu a uma média anual de 83 casos. O ano com maior número de notifi- cações foi 2017, apresentando 34,7%, sendo o município de Redenção com o maior número de casos.

Conclusões:

Portanto, há necessidade de ampliação das medidas de controle e vigilância da LV, comfoco na notificação de casos, a fim de realizar a obtenção do panorama fidedigno da LV e elaborar estratégias mais assertivas para seu controle e mitigação.
Biblioteca responsável: BR513.1