Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil sociodemográfico e laboratorial dos pacientes submetidos à hemodiálise em um centro de referência do Estado do Ceará / Sociodemographic and laboratory profile of patients undergoing hemodialysis in a reference center in the State of Ceará / Perfil sociodemográfico y de laboratorio de dos pacientes sometidos a hemodiálisis en un centro de referencia del Estado de Ceará

Loureiro, Sara Maria Gonçalves; Silva Filho, José Damião da; Santiago, Francisca Savana; Souza, Louize Emanuele de Oliveira; Belmino, Alanna Carla da Costa; Sousa, Rosângela Lima; Silva, Francisco Wanderlei de Lima; Melo, Anielle Torres de; Pinho, Lucimary Leite de; Nunes, Rodolfo de Melo.
Arq. ciências saúde UNIPAR ; 27(2): 1010-1026, Maio-Ago. 2023.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1425168
A Doença Renal Crônica (DRC) é uma importante redução da função renal que causa alterações no metabolismo dos indivíduos. Para acompanhar a progressão da DRC e prevenir possíveis complicações, foi realizada uma pesquisa para avaliar o perfil sociodemográfico, bioquímico e hematológico de pacientes com Insuficiência Renal Crônica (IRC) submetidos a hemodiálise. Esta pesquisa foi quantitativa, descritiva e transversal de caráter retrospectivo, realizada por meio da análise de dados secundários contidos nos prontuários dos pacientes. A coleta de dados ocorreu no Centro de Hemodiálise da cidade de Russas, no Ceará. A amostra foi constituída por 161 pacientes com DRC, sendo 63,35% do sexo masculino e 85,71% pardos, com uma idade média de 54,39 anos. Desses, 63,97% tinham entre 2 e 10 anos de tratamento e 57,76% possuíam ensino fundamental incompleto. 19,25% residiam em Russas.

Resultados:

Após a hemodiálise, os resultados mostraram 44 mg/dL de Ureia, 48,44% dos pacientes com valores normais. A hemoglobina e hematócrito médios foram 11,8 g/dL e 33,7%, respectivamente, sendo que 63,35% tiveram valores reduzidos. 85,10% dos pacientes tiveram contagem de plaquetas normal, 72,04% níveis adequados de ferro e albumina, 52,79% tiveram níveis elevados de ferritina, 23,61% redução de transferrina e níveis lipídicos satisfatórios. 79,50% apresentaram níveis séricos de potássio dentro da normalidade, 12,42% de fósforo acima do normal, 85,09% de cálcio dentro dos valores normais, 39,13% de PTHi normais e 86,33% de glicose dentro dos valores considerados normais. Com base nos resultados, concluiu-se que todos os pacientes em tratamento hemodialítico apresentam diversas alterações em decorrência da DRC e do próprio processo de tratamento. Portanto, a realização de exames para avaliar ou monitorar possíveis complicações da IRC é essencial para criar estratégias e intervenções mais eficazes, que melhorem a assistência prestada a esses pacientes e, consequentemente, da qualidade e expectativa de vida dos mesmos.
Biblioteca responsável: BR513.1