Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Ter um fiho durante a pós-graduação em enfermagem: perspectivas e desafios / Having a child during graduate nursing: perspectives and challenges / Tener un hijo durante la carrera de enfermería: perspectivas y retos

Rosa, Nathalia da Silva; Vieira, Viviane Cazetta de Lima; Nogueira, Iara Sescon; Marcon, Sonia Silva; Frez, Flavia Cristina Vieira.
Arq. ciências saúde UNIPAR ; 27(3): 1126-1146, 2023.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1425444

Objetivo:

compreender como enfermeiras percebem a vivência de uma gravidez e os primeiros meses após o nascimento de um filho durante o mestrado/doutorado.

Método:

estudo qualitativo, exploratório-descritivo, desenvolvido com nove pós-graduandas em enfermagem de uma universidade pública do estado do Paraná. A coleta de dados foi realizada nos meses de agosto e setembro de 2022, a partir de entrevistas individuais semiestruturadas que foram audiogravadas, transcritas e submetidas à análise de conteúdo, modalidade temática proposta por Bardin.

Resultados:

emergiram três categorias temáticas 1) Enfrentando desafios conciliar tarefas é uma necessidade; 2) Rede de apoio como facilitadora na conciliação da maternidade com os estudos e; 3) Aumento do tempo de licença-maternidade, flexibilização e apoio interno para inclusão de mulheres mães na ciência.

Conclusão:

as vivências da maternidade vivenciadas por mulheres na pós-graduação foram pautadas na sobrecarga das mães pesquisadoras, repercutindo em atrasos no cumprimento de prazos, dificuldade em manter a amamentação e preocupação com a saúde dos filhos, refletindo em escolhas e renúncias da maternidade nesta etapa da vida.
Biblioteca responsável: BR513.1