Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise de intoxicação por medicamentos / Analysis of drug intoxication / Análisis de intoxicaciones medicamentosas

Santos, Maria Cláudia Paiva dos; Brasil, Talita Nóbrega; Rabelo, Maria Wanessa Freires; Pinho, Lucimary Leite de; Monteiro, David Levy Melo; Moreira, Maria Clara Costa; Leite, Ana Caroline Rocha de Melo; Rodrigues, Lílian Karla Nojosa; Silva Júnior, João Batista Araújo; Rabelo, Angelica Maiara Freires; Silva, Francisco Wanderlei Lima; Rocha, Francisco Airton Castro da; Linard, Walber Mendes; Nunes, Rodolfo de Melo.
Arq. ciências saúde UNIPAR ; 27(4): 1617-1632, 2023.
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1427345
Os Centros de Assistência Toxicológica possuem uma importância relevante na promoção, prevenção e controle de agravos à saúde em casos de intoxicação, pois fornece um serviço de orientação e atendimento especializado para lidar com essas situações e para minimizar os prejuízos causados pelos agentes tóxicos. Diante disso, o objetivo do estudo foi analisar o perfil epidemiológico de intoxicações por medicamento, no período de 2017 a 2021, no estado do Ceará. Este estudo está caracterizado como epidemiológico exploratório- descritivo, de abordagem quantitativa, em que serão analisados os dados secundários do registro de casos de intoxicações por medicamento, registrados no Sistema Nacional de Agravos de Notificação, entre os anos de 2017 e 2021. Os dados foram coletados no período de março a abril de 2022. As variáveis levantadas são faixa etária, sexo, circunstâncias das intoxicações, óbito. Nas análises epidemiológicas foi feito o cálculo dos registros de intoxicação por medicamentos coletados no SINAN-TABNET.

Resultados:

Os resultados desse estudo no período de 2017 a 2021 permitiram a identificação do perfil de intoxicações medicamentosas no Estado do Ceará. Observamos que dentre as variáveis estudadas houve uma prevalência do sexo feminino, faixa etária entre 20-39 anos, e dentre as circunstâncias demostradas, a tentativa de suicídio apresentou dados mais alarmantes.

Conclusão:

Verificamos a necessidade de medidas efetivas no combate ao uso incorreto dos medicamentos, com ações sociais para conscientizar a população para o uso racional dos medicamentos e orientação para os riscos apresentados por medicamentos devido seu abuso intencional ou não intencional, e uma reavaliação do perfil das pessoas com alta prevalência de intoxicações.
Biblioteca responsável: BR1532.9