Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Percepção dos docentes sobre as dificuldades de ensinar e formar um profissional em meio a pandemia / Teachers' perception on the difficulties of teaching and training a professional in the midst of the pandemic / Percepción de los profesores sobre las dificultades de enseñar y formar un profesional en medio a la pandemia

Borim, Maria Luiza Costa; Labegalini, Célia Maria Gomes; Christinelli, Heloá Costa Borim; Spigolon, Dandara Novakowski; Lourenço, Mariana Pissioli; Costa, Maria Antonia Ramos.
Arq. ciências saúde UNIPAR ; 27(4): 2027-2044, 2023.
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1433745
Objetivo: verificar na percepção dos docentes as dificuldades de ensinar e formar um profissional em meio a pandemia por COVID-19 e como isso poderá impactar na formação profissional dos acadêmicos. Método: pesquisa de abordagem qualitativa, realizada com 90 docentes de uma Universidade Estadual localizada na região no Sul do Brasil, que desenvolveram atividades de ensino remoto durante o ano letivo de 2020. A coleta de dados ocorreu no mês de junho de 2020 por meio de um questionário semiestruturado aplicado pelo GoogleForms®. Para as respostas foi utilizada a análise lexicográfica com o software "Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires - IRaMuTeQ® a partir do mecanismo de análise de Classificação Hierárquica Descendente. Resultados: O dendograma resultante da análise do corpus deste estudo foi composto por cinco classes: Fragilidade de comunicação professor-aluno e em relação a métodos de ensino adotados; Ausência de acesso dos alunos à internet e as diversas plataformas que são utilizadas para o ensino remoto; Impacto no ensino-aprendizado após a pandemia do COVID-19; Avaliação do processo de aprendizado do aluno e ausência de envolvimento do mesmo nas atividades remotas; Saúde mental dos acadêmicos em tempos de pandemia do COVID-19. Considerações finais: existem fragilidades e dificuldades no processo de ensino e aprendizagem remoto durante este período de distanciamento social devido a Pandemia por COVID-19. Os docentes acreditam que estas dificuldades podem refletir e impactar na formação profissional dos acadêmicos e se preocupam com a saúde mental dos alunos devido ao cenário complexo vivenciado atualmente.
Biblioteca responsável: BR1532.9