Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Factors associated with demand for emergency medical services by people with hypertension and diabetes / Factores asociados a la demanda de servicios médicos de emergencia por parte de personas con hipertensión y diabetes / Fatores associados à procura de serviços médicos de emergência por pessoas com hipertensão e diabetes

Ferreira, Patrícia Chatalov; Marcon, Sonia Silva; Teston, Elen Ferraz; Vieira, Viviane Cazetta de Lima; Souza, Rebeca Rosa de; Lopes, Mislaine Casagrande de Lima; Marquete, Verônica Francisqueti; Rossi, Robson Marcelo.
Rev. bras. enferm ; 76(2): e20220147, 2023. tab
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1441251
RESUMO

Objetivos:

analisar a associação entre a recorrência de atendimentos nos serviços de emergência devido ao descontrole pressórico e/ou glicêmico com as variáveis sociodemográficas e cadastro da doença na Atenção Primária.

Métodos:

estudo quantitativo, que consultou prontuários de pessoas que compareceram duas ou mais vezes nesses serviços no período de 26 meses. Utilizaram-se estatística descritiva e modelos de regressão logística múltipla na análise.

Resultados:

a maioria das pessoas não possuía registro/cadastro de hipertensão e/ou diabetes no prontuário da Atenção Primária. A ausência desse cadastro foi mais frequente em pessoas do sexo masculino, com idade entre 18 e 59 anos, baixa escolaridade e descontrole pressórico. Observou-se associação entre número maior de procura desses serviços em um mesmo ano e não acompanhamento da condição crônica na assistência especializada.

Conclusões:

pessoas que não fazem acompanhamento da hipertensão e/ou diabetes na Atenção Primária estão mais sujeitas a necessitar de assistência por descontrole pressórico e/ou glicêmico.
Biblioteca responsável: BR1.1