Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Transsexuality and health demands: representations of nursing students / Transexualidad y demandas de salud: representaciones de estudiantes de enfermería / Transexualidade e demandas de saúde: representações de graduandos de Enfermagem

Queiroz, Ana Beatriz Azevedo; Castro, Alison Malheiros de; Carvalho, Ana Luiza de Oliveira; Pinto, Carina Bulcão; Bezerra, Juliana da Fonsêca; Gonçalves, Diana da Silva; Santos, Gabriela Silva dos; Santos, Hannah de Melo dos.
Rev. gaúch. enferm ; 44: e20220046, 2023.
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1441889
RESUMO

Objetivo:

Analisar as representações sociais dos graduandos de enfermagem acerca da transexualidade e as demandas de saúde das pessoas transexuais.

Métodos:

Pesquisa qualitativa, descritiva, com 28 graduandos em enfermagem de uma universidade pública do Rio de Janeiro/Brasil. Realizou-se uma entrevista semiestruturada, no período de novembro de 2017 a março de 2018, e análise tipo lexical com auxílio do software Alceste 2012.

Resultados:

A transexualidade foi representada como uma transgressão, sendo a pessoa transexual objetivada como antinatural por não se identificar com seu sexo biológico. Terapia hormonal e cirurgias de redesignação sexual foram entendidas como as principais demandas, sendo ancoradas numa esfera patologizante e medicalizadora da saúde. A temática não é abordada durante a graduação, gerando despreparo para vida profissional. Considerações finais Faz-se necessário ampliar as discussões sobre gênero na academia, tendo como propósito a transposição do imperativo da heteronormatividade, para que futuros enfermeiros estejam aparelhados para fornecer um cuidado integral e equânime.
Biblioteca responsável: BR1.1