Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Autoevaluación de las competencias específicas de los pasantes de la licenciatura en enfermería durante el servicio social / Self-assessment of the specific competencies of bachelor's degree nursing interns during social service

Hernández Cordero, Cristina.
Ciudad de México; s.n; 2023. jul. 23. 146 p.
Tese em Espanhol | LILACS, BDENF | ID: biblio-1444037

Introdução:

As competências de enfermagem desempenham um papel fundamental na qualidade e segurança das intervenções realizadas pelos profissionais, pelo que é necessário que o profissional realize uma auto-avaliação que lhe permita reflectir sobre o nível adquirido nestas competências durante a sua formação.

Objectivo:

avaliar o nível de domínio das competências específicas dos formandos da Licenciatura em Enfermagem durante o seu serviço social com base na auto-avaliação.

Metodologia:

estudo quantitativo com delineamento descritivo, estudo transversal prospectivo desenvolvido no estado de Chiapas, em 2022. O universo foi constituído por enfermeiros estagiários do estado de Chiapas, a amostra foi por conveniência e constituída por 92 estagiários. Para a coleta de dados, foi elaborado o instrumento "autoavaliação das habilidades de enfermagem" por meio de uma escala do tipo Likert, variando de nenhum domínio a alto domínio, classificando as variáveis em níveis baixo, médio e alto.

Resultados:

os dados mostram que 50% dos formandos obtiveram um nível médio de competência enquanto 29% obtiveram um nível elevado de domínio e 21% dos participantes tiveram um nível baixo de domínio. Verificase tambén que a dimensão docente foi a que obteve o maior nível de dominio, acima das funções assistência, investigação e administração. Discussão o estudo mostra que metade dos estagiários se auto-avalia como tendo um nível medio de domínio das competências específicas de enfermagem, o que também e observado noutros estudos semelhantes com formandos, recém-licenciados e profissionais com até 37 anos de experiência.(1,2,3), que mostra a percepção do nível de dominio dessas competências alcançado em diferentes etágios. Por outro lado, a área de investigação obtén níveis mais baixos de competência entre estudantes e profissionais.(4-6), bem como no estudo efectuado.

Conclusões:

os resultados sugerem que é refoçar as competências específicas de Enfermagem nos programas educativos e nas instituições de saúde, especialmente nas áreas da prestação de cuidados, da investigação e da dministração.

Assuntos

Humanos
Biblioteca responsável: MX17.1
Localização: MX17.1