Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Relação entre duração do sono, sintomas depressivos e estresse em pessoas idosas da comunidade / Relationship between sleep duration, depressive symptoms and stress in older people in the community

Alves, Élen dos Santos; Cardoso, Juliana de Fátima Zacarin; Bento, Sirlei Ricarte; Iroldi, Grazielle Ferreira; Inouye, Keika; Pavarini, Sofia Cristina Iost.
J. bras. psiquiatr ; 72(2): 90-99, ab.-jun. 2023. tab, graf
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1506609
RESUMO Objetivo Verificar se existe relação entre duração do sono, sintomas depressivos e estresse em pessoas idosas da comunidade. Métodos Estudo transversal, realizado com 116 idosas residentes em áreas de Unidades de Saúde da Família no município de São Carlos/SP. Foram utilizados os seguintes instrumentos: questionário de caracterização sociodemográfica; Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh; Escala de Depressão Geriátrica e Escala de Estresse Percebido. Os testes estatísticos utilizados foram teste de qui-quadrado de Pearson, Kruskall-Wallis, teste de Mann-Whitney e regressão linear múltipla. Resultados Entre as idosas, 50% referiram ter boa qualidade do sono e 49,1% dormiam entre sete e nove horas de sono noturno. Quando comparadas, as idosas com maior duração do sono apresentaram mais sintomas depressivos e escores mais elevados para o estresse percebido. Conclusão O modelo com aplicação do método hierárquico aponta que existe relação entre duração do sono, sintomas depressivos e estresse.
Biblioteca responsável: BR1.1