Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Comparison of patient classification systems for dimensioning nursing staff / Comparación entre sistemas de clasificación de pacientes para el dimensionamiento del personal de enfermería / Comparação entre sistemas de classificação de pacientes para o dimensionamento do pessoal de enfermagem

Guardalupe, Jéssica Azevedo; Brum, Ivana Duarte; Canto, Débora Francisco do; Telles, Kelly Cristina Milioni; Magalhães, Ana Maria Müller de; Oliveira, João Lucas Campos de.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 57: e20230047, 2023. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1507340
RESUMO

Objetivo:

Comparar a carga de trabalho e o dimensionamento do pessoal de enfermagem mensurados por dois sistemas de classificação de pacientes.

Método:

Estudo transversal, desenvolvido em uma unidade de internação clínica de um hospital de grande porte do sul do Brasil, entre junho e agosto de 2022. Os pacientes incluídos (n = 260) foram avaliados por dois diferentes sistemas de classificação de pacientes. Aplicou-se o cálculo de dimensionamento previsto pela norma e estatística descritiva.

Resultados:

Sobre o total de pacientes, foram realizadas 1.248 classificações com cada um dos sistemas de classificação. Um dos instrumentos demonstrou concentração de demanda de cuidados mínimos (54,5%) e outro de cuidados intermediários (63,4%). A previsão de horas de enfermagem requeridas foi discrepante (235,58 e 298,16 horas), bem como a projeção do pessoal de enfermagem dimensionado, que foi de 53 e 67 trabalhadores, respectivamente.

Conclusão:

A mensuração da carga de trabalho e o dimensionamento foram distintos ao se utilizar dois sistemas de classificação de pacientes numa mesma amostra. Sugere-se que sejam realizados estudos adicionais de acurácia.
Biblioteca responsável: BR41.1
Localização: BR41.1