Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Burnout em lideranças de enfermagem durante a pandemia da COVID-19 / Burnout in nursing leaderships during the COVID-19 pandemic / Burnout en líderes de enfermería durante la pandemia de COVID-19

Vieira, Juliana Langendorf da Costa; Olino, Luciana; Ampos, Larissa Fonseca; Magnago, Tânia Solange Bosi de Souza; Dal Pai, Daiane; Tavares, Juliana Petri.
Rev. enferm. UERJ ; 31: e77471, jan. -dez. 2023.
Artigo em Inglês, Português | LILACS-Express | ID: biblio-1526265
Objetivo: analisar a relação entre o contexto de trabalho das lideranças de enfermagem na pandemia da COVID-19 e o Burnout. Método: estudo de método misto, com uma amostra quantitativa de 64 líderes de enfermagem, de todos os setores de quatro hospitais gaúchos. A coleta de dados ocorreu de agosto a outubro de 2020, após aprovação do Comitê Nacional de Ética em Pesquisa. Foi realizada a análise inferencial dos dados quantitativos (n=64), aplicados os testes de Mann-Whitney e correlações bivariadas de Spearman, considerando diferenças estatisticamente significativas "p" bicaudal menor que 0,05. Realizaram-se entrevistas qualitativas (n=12) acerca dos impactos da pandemia. Resultados: identificou-se 6,3% de prevalência de Síndrome de Burnout. Houve associação entre os domínios Desgaste Emocional e Despersonalização e as variáveis medo, aumento do consumo de álcool e impacto na saúde (p<0,05). Evidenciaram-se mudanças no contexto laboral, aumento do nível de exigência e da carga de trabalho e impactos na saúde. Conclusão: conclui-se que há associação entre o contexto de trabalho na pandemia e o Burnout. O aumento da sobrecarga de trabalho repercutiu em prejuízos na saúde mental.
Biblioteca responsável: BR1292.2