Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Musculoskeletal pain among nursing professionals in material and sterilization centers / Dolor musculoesquelético entre los profesionales de enfermería de los centros de material y esterilización / Dor osteomuscular entre profissionais de enfermagem de centros de material e esterilização

Jesus, Sérgio Abreu de; Nascimento, Flaviana Pereira Bastos; Tracera, Gisele Massante Peixoto; Sousa, Kayo Henrique Jardel Feitosa; Santos, Katerine Moraes dos; Santos, Raphael Sampaio dos; Santos, Juliano dos; Zeitoune, Regina Célia Gollner.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 57: e20230019, 2023. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1529440
RESUMO

Objetivo:

Identificar a presença de dor osteomuscular durante a jornada de trabalho, em profissionais de enfermagem de centros de material e esterilização.

Método:

Estudo transversal, com 36 profissionais de enfermagem, que responderam ao questionário para caracterização pessoal e de diagnóstico de distúrbios osteomusculares e ao diagrama de áreas dolorosas de Corlett e Manenica, no início e fim da jornada de trabalho. Realizou-se análise de distribuição de frequências, teste exato de Fisher e razão de verossimilhança.

Resultados:

A presença de dor foi referida por 80,6% (n = 29) dos participantes no início da jornada de trabalho e por 94,4% (n = 34) ao final, e a prevalência de distúrbios osteomusculares foi de 66,6% (n = 24). Houve diferença estatisticamente significativa na quantidade de segmentos com dor entre profissionais com e sem diagnóstico de distúrbios osteomusculares, na avaliação inicial e final. A coluna lombar, em ambas as avaliações, apresentou maior prevalência de dor.

Conclusão:

A prevalência de dor aumentou ao final da jornada de trabalho e indica que pode haver relação entre o processo de trabalho e o desenvolvimento de dor. É importante identificar condições de trabalho que podem contribuir para o surgimento da dor e adotar medidas de prevenção.
Biblioteca responsável: BR41.1
Localização: BR41.1