Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Amazon women's motivations to choose planned home childbirth / Motivaciones de mujeres de la región amazónica para elegir parto domiciliario planificado / Motivações de mulheres amazônidas para tomada de decisão do parto domiciliar planejado

Beviláqua, Jannaina Campos; Rodrigues, Diego Pereira; Reis, Laena Costa dos; Alves, Valdecyr Herdy; Vieira, Bianca Dargam Gomes; Silva, Brenda Caroline Martins da; Parente, Andressa Tavares; Penna, Lucia Helena Garcia.
Texto & contexto enferm ; 32: e20230063, 2023.
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1530559
RESUMO

Objetivo:

compreender os significados das mulheres amazônidas quanto às suas bases motivadoras para tomada de decisão do parto domiciliar planejado.

Método:

pesquisa de natureza qualitativa. O estudo teve como ferramenta de coleta de dados a entrevista semiestruturada, com 20 mulheres amazônidas que tiveram partos em casa, entre os meses de novembro de 2021 a março de 2022, por intermédio do recrutamento Snowball Sampling. Após a coleta de dados, as entrevistas seguiram os critérios de análise de conteúdo.

Resultados:

observou-se que a informação qualificada, rede e grupo de apoio produzem motivação e sentimento para o parto domiciliar, que contribuem para romper com o modelo hegemônico na obstetrícia, e, assim, recusar intervenções desnecessárias, resultantes do saber médico instituído que, culmina, muitas vezes, na violência obstétrica. A segurança, também, constituiu um fator central para vivenciar o parto no domicílio, como sentimentos de liberdade, coragem e empoderamento sobre suas escolhas e vontades.

Conclusão:

há convergência com as demandas atuais sobre o cuidado positivo perante o respeito da tomada de decisão feminina que, por meio do apoio e informação, constituem aspectos centrais para garantir uma assistência conforme as expectativas das mulheres amazônidas, a fim de romper com o modelo hegemônico na assistência obstétrica, visto que o parto em casa garante de forma efetiva a sua vontade, que deve ser ouvida e respeitada.
Biblioteca responsável: BR1.1