Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Children's preoperative stress according to the parental presence evaluated by salivary cortisol and mYPAS: quasi-randomized trial / Estresse pré-operatório em crianças de acordo com a presença dos pais avaliada por cortisol salivar e mYPAS: ensaio quase-randomizado / Estrés preoperatorio en niños según la presencia de los padres evaluado mediante cortisol salival y mYPAS: ensayo cuasi-aleatorio

Silveira, Ketillyn Nayara de Macedo; Alves, Rodrigo Leal; Nascimento Júnior, Paulo do; Coelho, Monique Antonia; Barros, Guilherme Antonio Moreira de; Módolo, Norma Sueli Pinheiro.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 58: e20230232, 2024. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1535169
RESUMO

Objetivo:

O principal objetivo deste estudo foi comparar os níveis de estresse e ansiedade em crianças submetidas a procedimentos cirúrgicos com ou sem presença dos pais na indução da anestesia, medindo os níveis de cortisol salivar e aplicando o mYPAS.

Método:

Ensaio quaserandomizado com crianças de 5 a 12 anos, com estado físico ASA I, II ou III, submetidas a cirurgia eletiva. De acordo com a disposição dos pais, o par foi definido como grupo acompanhado ou não acompanhado. Foram utilizados testes de qui-quadrado, exato de Fisher, t de Student, Mann-Whitney, Hodges-Lehman e Spearman para as análises estatísticas.

Resultados:

Foram incluídas 46 crianças; 63% delas em idade préescolar, principalmente acompanhadas por suas mães (80%). A pontuação mYPAS mediana foi de 37,5 (intervalo interquartil, 23,4-51,6) em crianças não acompanhadas e de 55,0 (intervalo interquartil, 27,9-65,0) em crianças acompanhadas, com uma diferença mediana estimada de +11,8 (IC de 95% de 0 a 23,4; p = 0,044). Não houve diferenças significativas nos níveis médios de cortisol salivar.

Conclusão:

O nível de ansiedade foi maior em crianças acompanhadas. Não houve diferenças nos níveis de cortisol salivar entre os dois grupos. Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC)RBR-9wj4qvy.
Biblioteca responsável: BR41.1
Localização: BR41.1