Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Desenvolvimento de uma plataforma móvel de apoio ao ensino de infectologia para alunos de graduação em medicina de um centro universitário em fortaleza/ce / Development of a mobile platform to support the teaching of infectiology for undergraduate medicine students at a university center in fortaleza/ce / Desarrollo de una plataforma móvil de apoyo a la enseñanza de infectiología para estudiantes de grado de medicina en un centro universitario de fortaleza/ce

Magalhães, Roseanne Rodrigues Martins; Albuquerque, Thamires Menezes de; Matos, Pablo Antero Gomes de; Rodrigues, Sarah Linhares Aragão de; Silva, Paulo Goberlânio de Barros; Barros Filho, Edgar Marçal de; Medeiros, Melissa Soares.
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1551401
O rápido avanço tecnológico na área da saúde tem impacto relevante e positivo na educação médica. O amplo uso de recursos digitais teve crescimento com a pandemia de Covid-19 e impulsionou a disponibilidade de novas formas de desenvolver o ensino por meio de plataformas digitais, para o ensino híbrido e EaD. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi elaborar uma plataforma móvel de suporte educacional em Infectologia para graduação em Medicina. Foi avaliada a aplicabilidade e usabilidade do sistema, o seu impacto na facilitação do ensino e o grau de satisfação do usuário com a nova ferramenta. Trata-se de um estudo quantitativo, experimental, descritivo, em que a plataforma desenvolvida foi avaliada por 42 estudantes de Medicina do quarto semestre do Centro Universitário Christus (Unichristus), por meio de questionários, visando estimar a repercussão nos diferentes cenários educacionais e o grau de satisfação com esse instrumento. Quanto à sua eficácia, foi aplicada a Escala de Usabilidade de Sistema (System Usabillity Scale - SUS). Como resultado, foi analisado que a plataforma apresentou o escore SUS de 84,64, com desvio-padrão de 13,8, sendo evidenciada uma correlação de Spearman estatisticamente significativa (p<0,05). Conclui-se que a plataforma móvel em infectologia é uma ferramenta com boa aceitabilidade e facilidade na utilização, permitindo uma alternativa de abordagem eficaz de ensino na graduação de medicina.
Biblioteca responsável: BR1532.9