Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Mulheres em hemodiálise: mudança na ocupação laboral e resiliência / Women on hemodialysis: change in work occupation and resilience

Lamy, Ingrid Bertollini; Rodrigues, Juliana de Carvalho; Nascimento, Vânia Barbosa do.
CuidArte, Enferm ; 17(2): 225-232, jul.-dez. 2023. tab
Artigo em Português | BDENF | ID: biblio-1553555

Introdução:

A doença renal crônica traz algumas restrições e limitações ao corpo, para as realizações de algumas atividades, como as profissionais, diárias e de lazer, devido as mudanças que a doença e o tratamento podem acarretar.

Objetivo:

Identificar como as mulheres lidam com as mudanças em suas ocupações laborais após o início do tratamento hemodialítico e sua influência com a resiliência.

Método:

Estudo exploratório, discursivo, de natureza mista (quali-quanti), desenvolvido em serviço de hemodiálise no município de São Paulo, com 32 mulheres com doença renal crônica, entre Maio e Agosto de 2018. Foi realizada entrevista com questionário estruturado. A análise qualitativa seguiu a estrutura proposta por Minayo e os dados quantitativos foram submetidos ao teste Shapiro-Wilk <0,05, Mann-Whitney e KruskalWallis.

Resultados:

O estudo revelou que as mulheres apresentaram uma característica de resiliência média. Para a maioria delas sem nenhuma atividade laboral, identificou-se sentimentos de dependência, desconforto, revolta e desânimo.

Conclusão:

Foi possível observar a importância da atividade laboral, como um fator de proteção e fortalecimento da resiliência, bem como evidenciou um importante aspecto do cuidado a ser explorado na atuação das equipes multiprofissionais de tal modo que favoreça o construto da resiliência
Biblioteca responsável: BR206.1