Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cisto neuroentérico espinhal: relato de um caso e revisão da literatura / Spinal Neuroenteric Cyst: Report of a Case and Review of the Literature

Tavares, Cléciton Braga; Sousa, Emerson Brandão; Borges, Igor Brenno Campbell; Godinho Júnior, Amauri Araújo; Lima, Benício Oton de; Braga, Francisca das Chagas Sheyla Almeida Gomes.
Arq. bras. neurocir ; 34(3): 250-257, ago. 2015. ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-2430
Cistos neuroentéricos espinhais são anomalias do desenvolvimento, mais comumente encontrados no mediastino posterior e raramente presentes no sistema nervoso central. Geralmente localizados na coluna cervicotorácica. Principalmente encontrados em pacientes jovens e com predomínio no sexo masculino (21). Várias hipóteses têmsido sugeridas para explicar a embriogênese dos cistos neuroentéricos, entre elas a mais aceita seria uma incompleta separação entre o ectoderma e o endoderma. Manifesta-se principalmente como dorsalgia e déficit neurológico progressivo. Alguns pacientes apresentam surtos de dor e déficits transitórios. A ressecção completa da lesão, com esvaziamento do cisto e remoção do envoltório, é o tratamento de eleição. As principais complicações pósoperatórias são a recidiva da lesão, aracnoidite e piora do déficit neurológico.
Biblioteca responsável: BR840