Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Índices prognósticos na prática clínica de enfermagem em terapia intensiva: revisão integrativa / Prognostic indices of clinical nursing practice in intensive care: an integrative review / Índices pronósticos en la práctica clínica de enfermería en terapia intensiva: revisión integrativa

Silva, Lucilane Maria Sales da; Martins, Laércia Ferreira; Santos, Maria Cecília Freitas Cesarino dos; Oliveira, Roberta Meneses.
Rev. eletrônica enferm ; 16(1): 179-190, 20143103. ilus
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-832232
Trata-se de revisão integrativa objetivando analisar a produção científica de Enfermagem sobre índices prognósticos na prática clínica em Terapia Intensiva. Realizou-se busca nas bases de dados Medline (Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica), PubMed (National Library of Medicine)eScopus (Elsevier). Selecionaram-se 12 artigos para análise, nas seguintes categorias temáticas Índices prognósticos para avaliação da gravidade de pacientes assistidos em UTI; e Índices prognósticos como instrumentos norteadores da prática clínica e do gerenciamento do cuidado de Enfermagem em UTI. Inferiu-se que o uso de índices prognósticos na prática clínica e no gerenciamento do cuidado é incipiente, porém crescente na Enfermagem. Entretanto, há maior apropriação dos índices que lhe são próprios (TISS-28; NAS). Estes constituem ponto de partida para quantificar e qualificar os cuidados prestados e são ferramentas úteis para a gestão de recursos humanos e materiais, permitindo a incorporação de evidências científico-tecnológicas requeridas para a assistência a pacientes intensivos.
Biblioteca responsável: BR1854.9