Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estratégias educativas para pessoas diabéticas com pé em risco neuropático: síntese de boas evidências / Educational strategies for diabetic people at risk for foot neuropathy: synthesis of good evidence

Menezes, Luciana Catunda Gomes de; Guedes, Maria Vilani Cavalcante; Moura, Nádya dos Santos; Oliveira, Roberta Meneses; Vieira, Luara Abreu; Barros, Ariane Alves.
Rev. eletrônica enferm ; 18: 1-16, 20160331. ilus
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-832735
Objetivou-se identificar as melhores evidências sobre estratégias de educação em saúde utilizadas para ensino-aprendizagem de pessoas com diabetes mellitus e em risco neuropático. Revisão integrativa realizada nas bases de dados PubMed, LILACS, CINAHL e SCOPUS em janeiro de 2015, com uma amostra de 14 artigos analisados na íntegra. Nos resultados, as evidências foram apresentadas em quadro-síntese e discutidas em categorias, abrangendo as diferentes estratégias de educação em saúde para prevenção/manejo do em risco neuropático (grupal; individual nas consultas ou por telefone; e utilizando tecnologias interativas) e a síntese das melhores evidências da efetividade destas intervenções na redução de complicações do pé diabético. Concluiu-se que todas as estratégias educativas são efetivas na promoção do autocuidado do diabético. Porém, as estratégias grupais mostraram maior eficácia, possibilitando melhora significativa nos conhecimentos, atitudes e práticas do cuidado com os pés e com a saúde, em geral, de pacientes diabéticos.
Biblioteca responsável: BR1854.9