Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Efeitos da Suplementação Alimentar com Whey Protein e Leucina em Ratos Normais / Effects of Dietary Supplementation with Whey Protein and Leucine in Normal Mice

Santos, Alessandro Carvalho Alves dos; Martins, Maria do Carmo de Carvalho e; Pereira, Lorayne de Araújo Costa; Barros, Nicholas dos Santos; Carvalho, Moisés Lopes.
J. health sci. (Londrina) ; 18(2): http://www.pgsskroton.com.br/seer/index.php/JHealthSci/article/view/3728, 30/04/2016.
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-833900
O uso indiscriminado de suplementos proteicos e à base de aminoácidos tem despertado o interesse em avaliar possíveis efeitos prejudiciais à saúde associados à ingestão de doses excessivas, especialmente sobre a função renal. O objetivo foi avaliar o efeito da suplementação alimentar com whey protein e leucina sobre a função renal, parâmetros metabólicos e massa corporal de ratos sob condições fisiológicas. Rattus norvegicus, pesando 327±24g foram distribuídos em cinco grupos (n=5-7/grupo) e alimentados com ração comercial e água ad libitum e tratados v.o com whey protein nas doses de 0,45 e 1,8 g/kg/dia (WP1 e WP2), leucina 0,675 e 1,35 g/kg/dia (LEU1 e LEU2), ou água (controle C). A suplementação foi feita por gavagem, diluindo-se os suplementos em água destilada em volume de 10 mL/kg. Após quatro semanas, amostras de sangue foram obtidas e processadas para dosagens bioquímicas de creatinina, ureia, triglicérides, colesterol total e frações e glicemia de jejum. Para avaliação estatística, utilizou-se ANOVA seguida de pós-teste Tukey, com nível de significância de 5%. Houve ganho de peso em WP2 e LEU2 e menor consumo alimentar em WP1, WP2 e LEU1. Não houve aumento dos níveis de creatinina e ureia plasmática, indicativos de disfunção renal. Foi observada redução estatisticamente significativa de triglicérides, colesterol total e glicemia de jejum em LEU1 quando comparado ao controle, p<0,05. Não houve interferência dos tratamentos sobre as frações LDL-c e HDL-c. A suplementação alimentar com whey protein e leucina não resultou em danos renais. A leucina na dose de 0,675 g/Kg promoveu melhor perfil metabólico.(AU)
Biblioteca responsável: BR1896.9