Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Conhecimento de acadêmicos de Enfermagem sobre lesões vasculogênicas / Knowledge of nursing students on vasculogenic lesions

Oliveira, Raísa Leocádio; Falcão, Lariza Martins; Moura, Elaine Cristina Carvalho; Avelino, Fernanda Valeria Silva Dantas; Machado, Raylane da Silva.
Rev Rene (Online) ; 17(5): 716-723, set.-out. 2016. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-835671
Avaliar o conhecimento de acadêmicos de Enfermagem sobre lesões vasculogênicas.

Métodos:

estudo transversal, descritivo, realizado em quatro instituições de educação superior. Aplicou-se um questionário para106 acadêmicos de Enfermagem, o qual foi composto por variáveis, como situação escolar, contato prévio e conhecimento dos alunos sobre a temática.

Resultados:

a média de acertos sobre as características de lesões vasculogênicas foi superior entre acadêmicos de instituições públicas (33,0%), entre os que referiam ter prestado assistência de enfermagem a pacientes com essas lesões (37,7%) e os que alegaram saber diferenciar lesões venosas de lesões artérias (25,5%). A maior quantidade de acertos sobre as lesões venosas estava relacionada à coloração em região perilesão (74,5%); e nas lesões arteriais, a hábitos e doenças de base (67,0%).

Conclusão:

os acadêmicos que tiveram experiência prática no cuidado a pacientes com lesões vasculogênicas durante a graduação possuíam maior conhecimento teórico sobre a temática.
Biblioteca responsável: BR6.1