Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Adesão ao tratamento antirretroviral: uma intervenção multiprofissional / La adherencia a la terapia antirretroviral: una intervención multidisciplinar / Adherence to antiretroviral therapy: a multidisciplinary intervention

Bandeira, Danieli; Weiller, Teresinha Heck; Damaceno, Adalvane Nobres; Cancian, Natália Raguzzoni; Santos, Gilvane Souza dos; Beck, Sandra Trevisan.
Rev. enferm. Cent.-Oeste Min ; 6(3): 2446-2453, set.-dez. 2016.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-836111

Objetivo:

relatar a experiência de residentes multiprofissionais na intervenção realizada aos usuários e profissionais da saúde, a partir dos resultados de pesquisa que verificou fatores que dificultam a adesão ao tratamento antirretroviralentre indivíduos em tratamento para a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.

Métodos:

trata-se de um relato de experiência, no qual usuários não aderentes, acompanhados no ambulatório de adesão de um Hospital Universitário e deum Centro de Testagem e Aconselhamento, foram atendidos pela equipe multiprofissional. A intervenção realizou-se nos meses de abril de 2013 a fevereiro de 2014 e obteve autorização do Comitê de Ética e Pesquisa, constituiu-se de quatro etapas busca ativa; aplicação de questionários; consulta multiprofissional; e intervenção com os profissionais da atenção primária à saúde.

Resultados:

a atenção multiprofissional mostra-se um aliado na melhoria da qualidade de vida.

Conclusão:

o trabalho em redes entre os níveis de atenção corrobora para a garantia da integralidade do cuidado.
Biblioteca responsável: BR1259.1