Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A percepção do acompanhante sobre o atendimento humanizado em unidade de terapia intensiva pediátrica / La percepción de el compañero sobre el cuidado humanizado en una unidad de cuidados intensivos pediátricos / The perception of the companion of the humanized care in a pediatric intensive care unit

Villa, Louise Lisboa de Oliveira; Silva, Josielson Costa da; Costa, Fabiana Rodrigues; Camargo, Climene Laura de.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 9(1): 187-192, jan.-mar. 2017.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-836325

Objetivo:

compreender a percepção do acompanhante da criança hospitalizada acerca do atendimento humanizado no contexto da unidade de terapia intensiva pediátrica.

Métodos:

Estudo descritivo e exploratório com abordagem qualitativa, desenvolvido na unidade de terapia intensiva pediátrica de um Hospital Pediátrico em Salvador, onde foram entrevistados os acompanhantes das crianças hospitalizadas. Os depoimentos foram analisados através da Técnica de Análise de Conteúdo.

Resultados:

As percepções dos familiares associam o significado de cuidado humanizado a um carinho e atenção maiores; valorizam as orientações dadas pela equipe de saúde e enfatizam a importância da sua presença durante toda assistência. As inquietações acerca do “nãocuidado” são oriundas do sofrimento inerente à própria situação da criança.

Conclusão:

A percepção dos acompanhantes sobre o conceito de humanização envolve atenção, zelo, preocupação e muitas vezes até um envolvimento afetivo com o paciente e compreender a percepção deste, significa estar alerta às reais necessidades do indivíduo.
Biblioteca responsável: BR1208.1