Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

As necessidades de cuidado do cliente oncológico hospitalizado: aplicação da taxonomia nanda / Necesidades de atención de los pacientes con cáncer: aplicación de la taxonomía nanda / Care needs of hospitalized cancer patients: application of nanda taxonomy

Brito, Karen Christine de Faria Velloso de; Souza, Sônia Regina de.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 9(2): 327-332, abr.-jun. 2017.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-836346

Objetivos:

Identificar as necessidades de cuidado do cliente oncológico e correlacionar essas necessidades com os domínios da taxonomia NANDA.

Método:

Estudo qualitativo realizado nas enfermarias clínicas de internação de adultos de um hospital universitário do Rio de Janeiro. Foram realizadas 7 entrevistas e analisadas através do método de análise temática.

Resultados:

As entrevistas apontaram que os clientes oncológicos possuem seu padrão de sono, nutrição e eliminações alterados durante a hospitalização. Também foi evidenciado a esperança na cura, a crença e o apoio da família e amigos influenciando no processo de enfrentamento da doença. Nas entrevistas foram apontadas duas dimensões da Enfermagem a Enfermagem relacionada a técnicas e procedimentos, e a Enfermagem relacionada à comunicação terapêutica.

Conclusão:

Identificar as necessidades de cuidado de Enfermagem desses clientes significa observá-lo por completo, enxergar além da patologia, visualizar um ser que possui crenças, valores, capacidade de enfrentamento e um forte apoio de familiares e amigos.
Biblioteca responsável: BR1208.1