Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação da educação em grupo de diabetes na atenção primária à saúde / Education assessment in diabetes group in primary health care / Evaluación de la educación en grupo de diabetes en la atención primaria de salud

De Carvalhotorres, Heloisa; Cortez, Daniel Nogueira; Reis, Ilka Afonso.
Cienc. enferm ; 22(3): 35-45, set. 2016. tab, graf
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-839754
RESUMO

Objetivo:

Avaliar a educação em grupo para o controle metabólico dos usuários com diabetes mellitus 2 na Atenção Primária à Saúde.

Método:

Trata-se de um desenho pré e pós teste em um grupo com amostra consti tuída por 76 usuários com diabetes mellitus aleatoriamente recrutados. A educação em grupo consistia de três encontros mensais, perfazendo um total de seis encontros, nos quais eram desenvolvidas dinâmicas lúdicas e interativas. O acompanhamento ocorreu por seis meses durante o ano de 2010 e os resultados foram avaliados por meio de questionários específicos sobre conhecimentos da doença, atitudes psicológicas e autogerencia-mento dos cuidados. As avaliações foram realizadas no tempo inicial e após seis meses da intervenção. Resulta dos A média de idade dos usuários era de 61,6 anos. Os achados da educação em grupo mostraram aumento nos escores do teste de conhecimentos, atitudes e do autogerenciamento dos cuidados. Observou-se redução nos níveis de HbA1c com significância estatística (p= 0,012).

Conclusão:

A educação em grupo foi efetiva para favorecer o controle da doença.
Biblioteca responsável: CL1.1