Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Comprehension of the education handout and health literacy of pacemaker users / Comprensibilidad de prospecto de facilitación e instrucción en salud de individuos con marcapasos / Legibilidade de prospecto facilitador e letramento em saúde de indivíduos com marcapasso

Santos, Jackelline Evellin Moreira dos; Brasil, Virginia Visconde; Moraes, Katarinne Lima; Cordeiro, Jacqueline Andréia Bernardes Leão; Oliveira, Gabriela Ferreira de; Bernardes, Carla de Paula; Bueno, Bárbara Ribeiro Miquelin; Boaventura, Rafaela Peres; Gonçalves, Fernanda Alves Ferreira; Oliveira, Lizete Malagoni de Almeida Cavalcante; Barbosa, Maria Alves; Silva, Antonio Márcio Teodoro Cordeiro.
Rev. bras. enferm ; 70(3): 633-639, May-June 2017. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-843663
RESUMO

Objetivo:

Verificar a legibilidade de prospecto facilitador da aprendizagem e o nível de Letramento Funcional em Saúde de indivíduos com marcapasso cardíaco (MP) e se há correlação entre a legibilidade e Letramento Funcional em Saúde (LFS).

Método:

Estudo transversal com 63 indivíduos com MP, que responderam testes de legibilidade do prospecto, de avaliação do letramento (SAHLPA-50) e cognição (MEEM). Foram calculadas medidas de dispersão, correlação de Pearson e regressão linear múltipla.

Resultados:

Maioria mulheres, tempo de estudo ≤ 9 anos, idade média de 66,21 anos, sem alteração cognitiva. Evidenciado nível adequado de letramento em 50,8% dos indivíduos com MP e legibilidade satisfatória do prospecto. Não foi identificada correlação entre LFS, legibilidade do prospecto, idade, anos de estudo e cognição.

Conclusão:

A legibilidade do prospecto avaliada por indivíduos com adequado LFS indicou que pode ser um impresso educativo apropriado para uso, visando aprimorar o processo de cuidar e o conhecimento dos indivíduos com MP.
Biblioteca responsável: BR1.1