Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Use of the Diffusion of Innovation Model in venous ulcers by specialized professionals / Empleo del Modelo de Difusión de Innovación entre profesionales de salud en el tratamiento y la prevención de úlceras venosas / Utilização do Modelo Difusão da Inovação em úlceras venosas por profissionais especializados

Borges, Eline Lima; Caliri, Maria Helena Larcher; Haas, Vanderlei José; Ferraz, Aidê Ferreira; Spira, Josimare Otoni; Tyrone, Ana Carolina.
Rev. bras. enferm ; 70(3): 610-617, May-June 2017. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-843671
RESUMO

Objetivo:

Analisar a influência das evidências e da opinião dos pares sobre as decisões dos especialistas quanto à concordância com recomendações para prevenção e tratamento de úlcera venosa.

Método:

Estudo quase-experimental com duas intervenções fornecimento de estudos com as evidências das recomendações e opinião dos pares, com amostra de 73 especialistas médicos e enfermeiros. Utilizou-se a técnica Delphi na busca de concordância, com 3 rodadas.

Resultados:

Os participantes avaliaram 82 recomendações organizadas em 8 domínios avaliação do paciente e de sua lesão; documentação dos achados clínicos; cuidado com a lesão e pele ao redor; indicação da cobertura; uso de antibiótico; melhoria do retorno venoso e prevenção de recidiva; encaminhamentos dos pacientes; e capacitação profissional. As intervenções resultaram em mudanças estatisticamente signifi cativas em 4 domínios.

Conclusão:

As intervenções foram capazes de modificar a posição dos participantes, levando-os para a posição de concordância a respeito das recomendações, independentemente do nível de evidência.
Biblioteca responsável: BR1.1