Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Dermatite associada à incontinência: estudo de coorte em pacientes críticos / Dermatitis asociada con incontinencia: estudio de cohorte en pacientes críticos / Incontinence-associated dermatitis: a cohort study in critically ill patients

Chianca, Tânia Couto Machado; Gonçales, Paula Caroline; Salgado, Patrícia Oliveira; Machado, Beatriz de Oliveira; Amorim, Gilmara Lopes; Alcoforado, Carla Lúcia Goulart Constant.
Rev. gaúch. enferm ; 37(spe): e68075, 2016. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-845192
RESUMO Objetivos Estimar incidência, determinar fatores de risco e propor modelo de predição de risco para desenvolvimento de dermatite associada a incontinência em pacientes adultos críticos. Método Trata-se de um estudo de coorte concorrente realizado com 157 pacientes críticos. A coleta de dados foi conduzida diariamente entre fevereiro e julho de 2015 em hospital público e de ensino de Belo Horizonte, MG. Os dados foram lançados em banco de dados, submetidos a análise descritiva de sobrevida e multivariada. Resultados Obteve-se uma incidência global de 20,4%. Foram encontrados 19 fatores de risco que apresentaram associação significativa com o problema. As variáveis encontradas no modelo de predição de risco foram sexo masculino, trauma, uso de hipnótico/sedativos, lactulona, suporte nutricional, fezes pastosas e queixa de ardência (local). Conclusão Os resultados mostraram que a dermatite é um achado clínico comum em pacientes adultos críticos e merece atenção especial para maior qualidade da assistência de enfermagem.
Biblioteca responsável: BR1.1