Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Relationship between psychosocial stress dimensions and salivary cortisol in military police officers / Relación entre las dimensiones del estrés psicosocial y el cortisol en la saliva de policías militares / Relação entre as dimensões do estresse psicossocial e o cortisol salivar em policiais militares

Tavares, Juliana Petri; Lautert, Liana; Magnago, Tânia Solange Bosi de Souza; Consiglio, Angélica Rosat; Pai, Daiane Dal.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 25: e2873, 2017. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-845299
Resumo

Objetivo:

analisar a relação entre as dimensões do estresse psicossocial e o cortisol salivar em policiais militares.

Método:

estudo transversal e analítico com 134 policiais militares. A escala do Modelo Desequilíbrio Esforço-Recompensa (DER) avaliou o estresse psicossocial. O cortisol salivar foi coletado em três amostras. Foram utilizados os testes t de Student, Mann-Whitney, ANOVA, Bonferroni, Kruskal-Wallis e Dunn. Fez-se correlações de Pearson e de Spearman, bem como regressão linear múltipla. O cortisol noite apresentou associação estatística ascendente com a recompensa psicossocial (p=0,004) e descendente com os escores de esforço-comprometimento (p=0,017). Pertencer ao Grupo de Operações Táticas Especiais (GATE) e pressão arterial diastólica explicaram 13,5% da variabilidade do cortisol ao acordar; os setores GATE, Patrulha Especial da Tropa de Elite da Polícia Militar e Motociclistas explicaram 21,9% da variabilidade do cortisol de 30 minutos após acordar; e as variáveis setor GATE e a Dimensão Esforço explicaram a variabilidade do cortisol noite em 27,7%.

Conclusão:

evidenciou-se que a variação do cortisol salivar foi influenciada por variáveis individuais, laborais e psicossociais.
Biblioteca responsável: BR1.1