Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Is reiki or prayer effective in relieving pain during hospitalization for cesarean? A systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials / O reiki ou a oração são efetivos no alívio da dor durante a internação da cesariana? Uma revisão sistemática e metanálise de ensaios clínicos randomizados

Ferraz, Guilherme Augusto Rago; Rodrigues, Meline Rosseto Kron; Lima, Silvana Andrea Molina; Lima, Marcelo Aparecido Ferraz; Maia, Gabriela Lopes; Pilan Neto, Carlos Alberto; Omodei, Michelle Sako; Molina, Ana Cláudia; El Dib, Regina; Rudge, Marilza Vieira Cunha.
São Paulo med. j ; 135(2): 123-132, Mar.-Apr. 2017. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-846294
RESUMO CONTEXTO E

OBJETIVO:

Esta revisão sistemática comparou o reiki e a oração ao uso de medicamentos, a fim de aliviar a dor durante a internação para cesariana, visto que há um aumento na popularidade da medicina integrativa e cura espiritual. Esta revisão teve como objetivo avaliar se o reiki ou oração são eficazes no alívio da dor durante a cesariana. TIPO DE ESTUDO E LOCAL Revisão sistemática com metanálise realizada na Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP, São Paulo, Brasil.

MÉTODOS:

As seguintes bases de dados foram pesquisadas até março de 2016 MEDLINE, Embase, LILACS e CENTRAL. Nesse sentido, foram incluídos ensaios clínicos randomizados publicados em inglês e português. Dois revisores rastrearam independentemente artigos elegíveis, extraíram dados e avaliaram o risco de viés. A tabela GRADE foi realizada para avaliar o risco de viés.

RESULTADOS:

Evidências com alto índice de viés encontraram uma diminuição estatisticamente significativa na redução da dor (diferença média = -1,68; intervalo de confiança de 95% -1,92 a -1,43; P < 0,00001; I2 = 92%), com o uso de reiki e oração comparado com o grupo protocolar. Além disso, não houve diferença estatisticamente significativa na frequência cardíaca, pressão arterial sistólica e diastólica.

CONCLUSÃO:

Evidência com alto risco de viés sugeriu que reiki e meditação oração podem ser associadas com a redução da dor.
Biblioteca responsável: BR1.1