Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Enfermagem e metas internacionais de segurança: avaliação em hemodiálise / Nursing and international safety goals: hemodialysis assessment / Enfermería y metas internacionales de seguridad: evaluación en hemodiálisis

Aguiar, Leticia Lima; Guedes, Maria Vilani Cavalcante; Oliveira, Roberta Meneses; Leitão, Ilse Maria Tigre de Arruda; Pennafort, Viviane Peixoto dos Santos; Barros, Ariane Alves.
Cogit. Enferm. (Online) ; 22(3): 01-09, jul-set. 2017.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-875388
Objetivou-se descrever o cuidado de enfermagem prestado em serviço hospitalar de hemodiálise com base em metas internacionais de segurança do paciente. Estudo descritivo realizado no serviço de hemodiálise de hospital público brasileiro, referência no atendimento de pacientes renais agudos e crônicos, entre agosto e outubro de 2013. Participaram 25 profissionais de enfermagem. Os dados foram coletados com entrevista, observação e checklist baseados nas metas de segurança da Joint Commission International. Observou-se que as metas em conformidade foram comunicação efetiva; redução do risco de infecções associadas aos cuidados de saúde; e redução do risco de lesões decorrentes de quedas. As demais metas, que são identificação correta do paciente; segurança no manuseio de medicamentos de alta vigilância; e assegurar procedimento em local correto, merecem atenção por parte da equipe estudada e pela instituição avaliada. Constatou-se a necessidade de implementação de protocolos no serviço para a segurança do paciente e da equipe (AU).
Biblioteca responsável: BR1508.9