Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil de diagnósticos de enfermería en personas hipertensas y diabéticas / Perfil de diagnósticos de enfermagem em pessoas hipertensas e diabéticas / Profile of nursing diagnoses in people with hypertension and diabetes

Sampaio, Fabiana de Castro; Oliveira, Patrícia Peres de; Mata, Luciana Regina Ferreira da; Moraes, Juliano Teixeira; Fonseca, Deborah Franscielle da; Vieira, Vanete Aparecida de Sousa.
Invest. educ. enferm ; 35(2): 139-153, June 15, 2017. tab, tab, tab, tab, tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF, COLNAL | ID: biblio-875479
Objetivo. Identificar o perfil de diagnósticos de enfermagem em pessoas hipertensas e diabéticas usuárias da Atenção Primária à Saúde. Métodos. Estudo de corte transversal, realizado com 175 indivíduos acompanhados em oito unidades básicas de saúde de Minas Gerais, Brasil. A coleta dos dados aconteceu através de entrevista e exame físico e a inferência diagnóstica foi feita de acordo com a Taxonomia II da NANDA-I. Resultados. A média de idade dos clientes foi de 62.1 anos e predominou o sexo feminino (66.9%). Foram identificados 26 diagnósticos, média de 16 por cliente (desvio padrão=3.9). Os diagnósticos de enfermagem com foco no problema mais frequentes foram Controle Ineficaz da Saúde (98.9%), Perfusão Tissular Periférica Ineficaz (78.3%), Estilo de Vida Sedentário (74.3%), Obesidade (54.3%) e Insônia (51.4%). Com respeito às características definidoras e aos fatores relacionados a média por pessoa foi de 24 e 28, respectivamente. Conclusão. Neste grupo de clientes os diagnósticos mais frequentes foram do domínio atividade/repouso. Estes diagnósticos são a base para o planejamento das intervenções de enfermagem que conduzem ao melhoramento da qualidade de vida desses clientes. (AU)
Biblioteca responsável: CO103.1