Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Demandas asistenciales de un servicio de atención domiciliar: estudio descriptivo / Demandas assistenciais de um serviço de atenção domiciliar: estudo descritivo / Care demands regarding home-care service: a descriptive study

Machado, Diani de Oliveira; Silva, Flávia Moraes; Mahmud, Sati Jaber; Fengler, Fernanda Laís; Paskulin, Lisiane Manganelli Girardi.
Online braz. j. nurs. (Online) ; 13(3): 353-361, September 2014. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-875809

Objetivo:

caracterizar o perfil dos usuários adultos acompanhados pelo Programa de Atenção Domiciliar do Grupo Hospitalar Conceição (PAD/GHC) e suas demandas de enfermagem.

Resultados:

entre os 826 usuários adultos acompanhados pelo PAD/GHC (mediana de acompanhamento de 21 dias e de cinco visitas), a maioria era do sexo feminino (53,9%) e com idade superior a 65 anos (50,6%), sendo as principais patologias tromboembolismo (10,9%) e acidente vascular encefálico (10,3%). As demandas centrais de cuidado de enfermagem foram realização de curativos (32,4%) e monitoramento da glicemia capilar (19,7%). Discussão a prevalência de idosos na amostra pode ser justificada pelo envelhecimento populacional. Esse dado, conjuntamente com patologias associadas à maior dependência física, pode justificar a necessidade por cuidados de enfermagem específicos.

Conclusão:

a caracterização dos usuários poderá contribuir com a avaliação da complexidade do cuidado domiciliar e oportunizar melhor orientação do atendimento em residências.
Biblioteca responsável: BR13.9
Localização: BR1342.1