Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Síntomas depresivos en los ancianos y cuidadores de sobrecarga en la atención domiciliaria / Sintomas depressivos de idosos e sobrecarga de cuidadores em atenção domiciliar / Depressive symptoms of elderly people and caregiver's burden in Home Care

Paskulin, Lisiane Manganelli Girardi; Bierhals, Carla Cristiane Becker Kottwitz; Santos, Naiana Oliveira dos; Day, Carolina Baltar; Machado, Diani de Oliveira; Morais, Eliane Pinheiro de; Gonçalves, Marcelo Rodrigues; Cordova, Fernanda Peixoto; Grillo, Maria de Fátima Ferreira.
Invest. educ. enferm ; 35(2): 210-220, June 15, 2017. tab, tab, tab, tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF, COLNAL | ID: biblio-876267
Objetivo. Caracterizar os idosos e seus cuidadores e verificar a associação de sintomas depressivos do idoso e de sobrecarga do cuidador com as variáveis de interesse. Métodos. Estudo transversal com 80 idosos e 78 cuidadores em unidade de atenção primária do Sul do Brasil. Coleta retrospectiva realizada em banco de dados estruturado a partir do instrumento de avaliação multidimensional aplicado na atenção domiciliar aos idosos e seus cuidadores. Resultados. A maioria dos idosos eram mulheres (71.3%), com média de idade de 82.1 anos e 52.6% relatavam tristeza ou desânimo. Hipertensão arterial sistêmica foi a morbidade mais frequente (68.8%). Quanto aos cuidadores, a maioria eram mulheres (85.7%), filhas dos idosos (53.2%), com média de idade de 57.8 anos e 38.7% relataram sentir-se sobrecarregados. A presença de sintomas depressivos no idoso foi associada a Doença de Parkinson (p=0.016) e a ter cuidador do sexo masculino (p=0.006). A sobrecarga do cuidador foi associada com o auxílio a atividades de vida diária como banho (p=0.021). Conclusão. Evidenciou-se diferenças quanto ao sexo do cuidador na presença de sintomas depressivos e diferenças no auxílio nas atividades de vida diária do idoso para a sobrecarga do cuidador. (AU)
Biblioteca responsável: CO103.1